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 [PS3] Little Big Planet

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Lawliet
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[PS3] Little Big Planet Empty
MensagemAssunto: [PS3] Little Big Planet   [PS3] Little Big Planet EmptySex Jun 25, 2010 2:14 am

NOTA.....97



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Promessa cumprida. Quando foi anunciado oficialmente nos idos de 7 de março de 2007, Phil Harrison — representante da Sony Computer Entertainment, Inc. na época — já adiantava durante a conferencia da Sony na GDC que o projeto da Media Molecule seria revolucionário.

Conforme o tempo ia passando e a Media Molecule ia trabalhando, LittleBigPlanet foi crescendo e se tornando em um dos títulos mais aguardados do PS3. Todas as imagens, vídeos e demonstrações fornecidas pelos desenvolvedores do jogo aguçavam ainda mais a imaginação dos jogadores.

Mas será que todo este alarde realmente é justificado? Afinal de contas os jogadores já cansaram de acompanhar o desenvolvimento de títulos realmente promissores que acabaram “morrendo na praia”.

Pois é tudo verdade! O jogo pode apresentar alguns pequenos defeitos (nem tudo é perfeito), mas todo o conceito, toda a genialidade por trás de um título tão inovador realmente o colocam em um patamar diferenciado, elevando LBP (como é conhecido pelos íntimos) a categoria de novo clássico dos videogames.


Muito mais do que um jogo

Nascido das mentes criativas dos britânicos da Media Molecule — formada por componentes proveniente da Lionhead Studios (a mesma de Fable e Black&White) — LBP é muito mais do que um simples jogo, é um mundo de possibilidades.

Poderíamos tentar classificar LBP como um jogo de plataforma, mas incorrer em tal erro seria uma incrível injustiça com o trabalho por trás desta obra. Ora, por acaso Tetris é apenas um jogo de quebra-cabeças, Super Mario é apenas um jogo de plataforma? Fazer tais afirmações secas é passar despercebidamente pelas verdadeiras dimensões das coisas.

As ambições da Media Molecule não ficaram restritas a criação de um simples jogo de ação/plataforma. Desde a sua concepção, LBP foi projetado sobre três pilares, três idéias básicas, jogar, criar e compartilhar.

Estes pilares assumem a forma de três pequenos planetas na constelação fantástica de LBP (literalmente, já que o menu de jogo separa os modos de jogo em três planetas, Play, Create e Share).

Mario que se cuide

O italiano bigodudo tem um novo rival, um rival carismático e genial. A estrela que será falada durante muitos anos e que promete desafiar o trono do encanador da Nintendo é ninguém menos do que você!

Na verdade um “você” travestido nos trapos de um mero boneco de pano. Um pano que mais parece uma tela em branco, na qual os jogadores poderão exprimir toda a sua criatividade — tudo no melhor estilo toy art.

Desde que a boneca Emília ingeriu a pílula falante do Dr. Caramujo e começou a tagarelar pelo Sítio do Picapau Amarelo, nenhum boneco de pano apresentou tanto carisma e personalidade como os pequenos Sackboys (ou melhor, Sackpersons, já que você também pode criar pequenas Sackgirls).

Mesmo com as poucas opções de personalização disponíveis no início do jogo (um verdadeiro aperitivo para a infinidade de itens que poderão ser coletados ao longo dos cinqüenta níveis do modo história) você já poderá conferir a versatilidade do bonequinho.

Como o próprio Leo Cubbin — produtor de LittleBigPlanet — disse: não é a Sony que vai decidir se o Sackboy será a nova cara do PlayStation 3, o novo mascote da empresa. Não é a empresa que acolherá as pequenas criaturas, mas sim os jogadores.

E parece que a escolha já foi feita, não apenas pela expressividade de um Sackboy "nu" (e suas impagáveis expressões faciais), mas principalmente pelas suas variadas formas, seus trajes, pêlos faciais e adereços.

Prova maior da sua popularidade e que outros ícones e concorrentes diretos ao trono de mascote da Sony já se renderam aos bonequinhos de pano e se juntaram a campanha transformando-se em cópias de trapo. Já podemos conferir versões de Nariko (Heavenly Sword), Solid Snake (Metal Gear Solid), Kratos (God of War) e Sepiroth (Final Fantasy).

Um mundo à altura

Se os atores apresentam um talento único o placo (e toda a cenografia do espetáculo) não fica nem um pouco aquém das expectativas. A variedade de ambientes é digna de elogios, bem como a complexidade e diversidade de elementos presentes no ambiente.

Os diferentes componentes são muito engenhosos e incrivelmente bem desenhados, sendo que as maquinarias servem um propósito maior do que meramente estético, assumindo funções de vital importância a jogabilidade.

Em suma o universo de LittleBigPlanet é exuberante e brilha de forma diretamente proporcional a imaginação do jogador. Algo que pode ser confirmado já durante os primeiros dias da fase beta do jogo, que trouxe uma enxurrada de níveis cada um mais divertido e criativo do que o anterior. Cenários baseados em outros jogos e até mesmo recriando ambientes reais.


Um passeio pelo globo

Sabendo do pecado cometido, acabamos nos obrigando a rotular LBP como um jogo de plataforma (para melhor explicar a sua dinâmica de jogo). Como dito anteriormente o título se firma sobre três pilares de sustentação, sendo que o modo Play assume uma faceta mais direta e conservadora justamente para apresentar este mundo de novidades aos jogadores.

O modo história introduz os comandos básicos e dinâmica de jogo que aparecerão ao longo de todo o título, além de fornecerem os tão desejados itens decorativos, adesivos e adereços para a personalização dos níveis e sackpersons.

A ação se desenrola em uma espécie de rolagem horizontal da esquerda para a direita (o popular side scroll). Voltado para aqueles jogadores que querem simplesmente se divertir com um bom jogo de ação/plataforma, o modo Play pode render cerca de doze horas jogo, ou quem sabe ainda mais se levarmos em consideração os jogadores mais persistentes, que irão vasculhar todos os cantos possíveis do cenário atrás dos 100% de pontuação de cada nível.

Você poderá percorrer todo o planeta (que reproduz a Terra de forma bastante peculiar), em uma viagem que vai percorrer diferentes níveis inspirados nas mais diversas localidades do nosso planeta. Além disso, cada nível irá destravar (dependendo da sua pontuação final de cada fase) outros sub-níveis, que são na verdade, pequenos jogos de quebra-cabeça, corrida, saltos e até mesmo queda livre, trazendo ainda mais variedade a já exuberante jogabilidade oferecida.

A nossa caminhada leva-nos por diversos palcos, onde imperam a cultura e a decoração local. Cada nível principal é uma representação estereotipada de uma região do planeta, com todos os pormenores, como a música e cores que a caracterizam.

Muitas camadas

Na realidade, LBP é um jogo com rolagem horizontal e vertical, isso porque a ação não se limita a um único plano, mas sim em três linhas distintas. Apesar de pouco intuitivo (afinal os usuários ainda não estão acostumados a esta dinâmica dentro de um jogo de ação/plataforma) este sistema é apenas mais uma amostra da genialidade baseada na simplicidade que fazem de LittleBigPlanet um dos melhores jogos do PS3.

Desviar de um obstáculo pode ser tão difícil como uma série de saltos cronometrados sobre plataformas móveis ou como um simples passo ao plano do fundo, para desviá-lo completamente.

Apesar dos esforços da Media Molecule para tornar a transição de planos automática — com saltos que nos levam para a linha mais distante, evitando assim cair no provável vazio — é inevitável alguma confusão e mortes inesperadas.

Outro ponto que pode trazer algum incomodo são os saltos de precisão milimétrica (mas convenhamos qual título do plataforma não causa alguma frustração) mas em linhas gerais a dificuldade não é nada elevada. Além disso, a disposição bem planejada de vários checkpoints (mas não de vidas ilimitadas) ajuda a uma entrada suave no mundo de LittleBigPlanet.

A variedade de ação também é algo a se louvar. Entre os muitos saltos e correrias o jogador também poderá encontrar vários quebra-cabeças ambientais, alguns veículos para conduzir (tente encarar o termo de forma leviana), balões para guiar alguns chefões para eliminar e corridas, muitas corridas.

E como se isto não fosse suficiente ainda temos o modo multiplayer. São até quatro jogadores online ou offline, sendo que a confusão aumenta de forma proporcional a diversão.


Ensacando a galera

LittleBigPlanet oferece uma experiência de jogo multiplayer realmente cooperativa. Você poderá conferir ao longo dos cinqüenta níveis do modo história vários pontos especiais que só poderão ser acessados através do modo de jogo cooperativo.

Não raras às vezes em que um segundo usuário foi requisitado para participar do jogo e ajudar na superação de um determinado obstáculo.

O melhor de tudo é que o sistema não apresenta nenhuma quebra, até a entrada de novos amigos para jogar é simples, bastando pegar num comando livre, ligar e já encarar o desafio (mesmo porque os personagens podem ser editados a qualquer momento do jogo). Se quisermos sair e deixar os outros progredir, basta desligar o comando.

Algumas etapas são acessíveis (ou ultrapassáveis) somente com ajuda de um ou mais (o jogo tem suporte para até quatro jogadores simultâneos) amigos. Nestes níveis você poderá fazer uso de alavancas, tripés, portas, pedras, ou seqüencia de botões nas quais todos poderão participar.

A alegria de jogar LBP no modo cooperativo é tão gratificante que fará até mesmo o jogador mais hardcore voltar a se sentir como uma criança.

Isso é só o começo

Calma, estamos apenas começando, tudo que já foi dito acima já renderia um jogo impressionante, mas LittleBigPlanet é muito mais do que um jogo. Se a jogabilidade já é atraente por si só ainda temos um dos pontos altos do jogo para discutir, o modo de criação de níveis, o verdadeiro trunfo da Media Molecule.

É graças a esta opção que o jogo ficará para sempre marcado como um dos melhores títulos da crescente biblioteca do PlayStation 3, e por que não do mundo dos videogames.

Mas não se preocupe, não estamos falando de uma ferramenta que somente designers são capazes de entender e utilizar, mas sim de um editor simples e acessível a todos que tiverem imaginação suficiente para criar um mundo totalmente novo.

Através de um tutorial extremamente didático, com direito a dublagens em português (de Portugal) o jogador terá um passo a passo de como trazer a imaginação para dentro do videogame. Do terreno aos diferentes objetos e adereços que poderão compor o cenário, tudo estará a alguns toques no manete analógico.

O espantoso não é que possamos colocar peças de diferentes formas, colar texturas ou rechear os níveis de obstáculos. O que impressiona é como todos os elementos são capazes de se combinar e interagir. Ora, para criar um carro, basta fixar um foguete e um interruptor em um bloco.

Este é um bom exemplo de uma criação que dará azo a muitas outras, a ferramenta de criação oferecida por LittleBigPlanet é um editor capaz não apenas de executar tarefas, mas também de aguçar a sua mente. Uma ferramenta capaz de nos acompanhar mentalmente por todo o processo de criação: "E se combinasse isto e aquilo...?".

Muito, muito mais

Sem querer alongar-se demais sobre as infinitas possibilidades do editor, devemos ainda ressaltar algumas das funções disponíveis no mesmo. Como se a imensa galeria de objetos, máquinas de Rube Goldberg (no melhor estilo Ra-Tim-Bum) e decalques decorativos, você ainda poderá contar com balões de texto, captura de fotos/texturas (através da interface com a PlayStation Eye), botões de efeitos sonoros configuráveis (raio de alcance, tipo de som, volume...) e muito mais.

Embora todas as criações acabem apresentando o estilo singular de LittleBigPlanet — como se isso realmente fosse uma coisa ruim — a imaginação do usuário é mesmo o limite.

A expressão “o céu é o limite” aplica-se de forma soberba, você já pode encontrar níveis criados sob os mais diferentes aspectos, níveis que recriam melodias clássicas — através do uso inteligente de sons e objetos ativados com a aproximação do personagem — ou até mesmo níveis inspirados em grandes clássicos como Tetris.

Por falar em clássicos, alguns fãs já fizeram o serviço público de releitura dos níveis de tradicionais títulos do gênero plataforma como Sonic e, é claro, Super Mario. E o melhor de tudo é que todos os níveis criados por usuários podem ser compartilhados com os outros fãs deste jogo inovador.

A submissão de níveis está sujeita a um controle natural, com uma opção para reportar aqueles cenários com conteúdo inapropriado. O sucesso da fase beta foi confirmada, principalmente, pela incrível abundância de novos níveis submetidos pelos usuários.


Por onde andará Stephen Fry


Graficamente LBP pode não ser um primor — apesar de chegar bem próximo —o seu impressionante nível gráfico conta com texturas de elevadíssima qualidade e tamanho, bem como efeitos de luz, reflexos e sombras que compõem o ambiente de forma magistral.

Sendo que tudo, todos os elementos gráficos se combinam de forma fluida, contagiante, criando um clima de imersão total, você não irá perceber que está jogando algo, você acreditará ter entrado em um admirável mundo novo.

Além disso o jogo ainda conta com uma trilha sonora tão peculiar como quanto se poderia esperar. São músicas que fogem do pop “plastificado” que impera nas paradas mundial e buscam abrigo nas rádios obscuras da cena independente.

Um bom exemplo é a música do trailer de apresentação que conquistou uma legião de fãs. De autoria do performático grupo The Go! Team é apenas um dos brindes que a trilha sonora de LBP oferece aos jogadores.

Por falar em brindes, LittleBigPlante oferece um gigantesco presente aos usuários. Todas as narrações do jogo são dubladas pelo magistral, Sr. Stephen Fry. Para aqueles não familiarizados com o trabalho deste renomado comediante e ativista (grande defensor dos softwares livres) britânico, basta apenas recitar alguns de seus trabalhos mais importantes: V de Vingança, Blackadder, A Bit of Fry and Laurie e, é claro, a voz oficial do Guia do Mochileiro da Galáxia.

mas podem escutar-se outras mais de qualidade. A narração da versão original pertence a Stephen Fry, e foi a que acompanhou esta experiência, mas a Sony localizou o jogo para o nosso idioma, com Nuno Markl a emprestar a sua reconhecida voz.

Criticas e sugestões

Qualquer crítica à LittleBigPlanet acaba soando mais como uma sugestão para o futuro aprimoramento da marca. A experiência de jogo é tão envolvente que mesmo os defeitos não atrapalham a diversão, mesmo porque não conseguimos encontrar muitos deles.

Algo que merece algum trabalho é a transição entre os diferentes planos do cenário. O sistema simples que está em vigor funciona, mas requer alguns ajustes. Outra lacuna do jogo é a impossibilidade de capturar imagens ou texturas com outras ferramentas que não a PlayStation Eye (ora, o PS3 possui entradas USB, porque não permitir o upload de imagens diretamente de um pen drive?).

Um ponto mais importante é a ausência de uma maneira mais prática de gravar as várias etapas de nível criado, assim, qualquer erro pode ser fatal, frustrando muito os designers em potencial.

Apenas um jogo de plataforma

LittleBigPlanet é uma preciosidade, um jogo capaz de conquistar os mais despretensiosos dos jogadores até os mais amargos. A sua identidade visual é inconfundível, a sua jogabilidade propõem uma mistura inteligente dos elementos clássicos do gênero com novidades revolucionárias.

Opções como a requintada ferramenta de criação de níveis é uma infindável descoberta de possibilidades. Um jogo cuja genialidade evidencia-se na simplicidade do conceito, no carisma de um personagem principal sem rosto definido, na capacidade de levar adultos e crianças para um mundo onde a criatividade é a ferramenta básica de criação.

LittleBigPlanet é sem sombra de dúvida um dos melhores jogos do PS3, e porque não de todas as plataformas. Um jogo no qual a imaginação, a cooperação, a beleza, e genialidade andam de mãos dadas.

FONTE:BAIXAKI JOGOS
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MensagemAssunto: Re: [PS3] Little Big Planet   [PS3] Little Big Planet EmptySáb Jun 26, 2010 12:08 pm

Com tantas coisas, fazem juízo a nota ^^
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MensagemAssunto: Re: [PS3] Little Big Planet   [PS3] Little Big Planet EmptyQua Nov 24, 2010 9:32 pm

seriamente pensando em comprar, + n sei se aguardo o 2º ou compro o 1º
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MensagemAssunto: Re: [PS3] Little Big Planet   [PS3] Little Big Planet EmptyQua Nov 24, 2010 9:35 pm

Zack escreveu:
seriamente pensando em comprar, + n sei se aguardo o 2º ou compro o 1º

bom o 1 é perfeito eu tenho o 1 da pra gente jogar online mais o 2 é mais perfeito ainda =/ então fica dificil my friend
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MensagemAssunto: Re: [PS3] Little Big Planet   [PS3] Little Big Planet Empty

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